Mikhail Stepanov

Keynote Speaker

Mikhail Stepanov

Keynote Speaker

Biography

Os interesses de pesquisa para Mikhail Stepanov são teoria da mídia e filosofia, estudos visuais e nova arte midiática, arqueologia da mídia, cinema e cultura popular, antropologia histórica, novas ontologias e comunicologia. Seu trabalho sobre cultura e mídia utiliza tanto abordagens críticas quanto conceituais. Em sua pesquisa, Stepanov investiga a abstração e a incorporação de processos naturais e antropogênicos. Ele possui mais de 50 publicações em russo e alemão (não há traduções para o português de suas publicações).

Mikhail Stepanov graduou-se na Faculdade de Filosofia e Ciência Política da Universidade Estadual de Saint-Petersburgo, em 2007.

Entre 2005 e 2006, foi estudante de intercâmbio no Instituto de Filosofia da Universidade Greifswald, Alemanha, com o projeto “Abstração do corpo: a recepção de Vilém Flusser por Dietmar Kamper.” Em 2008, co-fundou o Centro de Pesquisa para Filosofia da Mídia na Faculdade de Filosofia de São Petersburgo, que se tornou um espaço aberto para a pesquisa sobre filosofia moderna e mídia. Em 2011, após uma sequência de projetos influentes e bem-sucedidos, Mikhail Stepanov deixou o centro para focar em trabalhos pessoais, colaborações e pesquisa.

Em 2009, foi pesquisador convidado (Research Fellow) no Departamento de Filosofia e Antropologia Histórica das Artes da Academia de Artes de Viena com bolsa de estudos da OeAD (Austrian Agency for International Cooperation in Education and Research) para desenvolver o projeto de pesquisa: “Mídias como máquinas de abstração.”

Em 2011, foi pesquisador visitante (Visiting Researcher) no Instituto de Mídia e Comunicação na Universidade de Hamburgo, Alemanha, com o projeto: “Pesquisa da mídia em diálogo: aparato-operador.”

Em 2011, Mikhail Stepanov concluiu seu PhD sobre Ontologia e Teoria do Conhecimento na Universidade Estadual de Saint-Petersburgo com a tese “A experiência do corpo-pensante: em direção à epistemologia de Dietmar Kamper”. Ainda em 2011, foi editor do International Journal of Cultural Research. Em 2012, iniciou e editou “Machina Media”, uma série de livros sobre a formação, estrutura e relação do fenômeno da mídia em arte, vida cotidiana, filosofia e prática social. Também em 2011, começou a lecionar no Instituto de Comunicações Empresariais da Universidade Estadual de Tecnologias Industriais e Design de São Petersburgo. Lá, desenvolveu e ensinou nos seguintes cursos: “Problemas filosóficos de ciência e tecnologia”, “Estética da comunicação publicitária”, “Teoria e filosofia dos meios de comunicação”, “Comunicações visuais na cultura contemporânea”, “Cinema urbano”, “História dos meios de comunicação”, “Abordagens interdisciplinares para a teoria da arte contemporânea” e muitas outras.

Em 2012, foi novamente pesquisador visitante (Visiting Researcher), mas desta vez no Departamento de Estudos Culturais da Universidade Pedagógica Nacional (Kiev, Ucrânia) com o Projeto: “Não-autonomia da Mídia: da expansão humana à expansão maquínica”.

Desde 2011, Mikhail Stepanov trabalha como pesquisador no Setor de Pesquisa Fundamental da Cultura na filial de São Petersburgo do Instituto Russo de Culturologia. Entre 2013 e 2014, foi secretário científico da filial de São Petersburgo do Instituto Russo de Culturologia. Desde 2014, trabalha como pesquisador sênior do Centro para Estudos Fundamentais na Esfera da Cultura do Instituto Russo de Pesquisa de Patrimônio Cultural e Natural D.S.Likhachev. Atualmente, Mikhail Stepanov ocupa a posição de Chefe do Departamento de Publicidade e Relações Públicas do Instituto de Comunicações Empresariais, da Universidade Estadual Tecnologias Industriais e Design de São Petersburgo. É também coordenador de projeto e secretário científico da Cátedra UNESCO de Estudos Comparados de Estudos de Tradições Espirituais, suas Culturas Específicas e Diálogo inter-religioso. Traduziu do alemão para o russo textos-chave de Vilém Flusser e Dietmar Kamper, que tiveram influência decisiva na filosofia da mídia. Também traduziu o trabalho de Oliver Grau sobre história da mídia e textos sobre arqueologia da mídia de Siegfried Zielinski.

Mikhail Stepanov é um palestrante frequente sobre tópicos como teoria da arte e da mídia, tecnologia e cultura. É particularmente interessado em discussões em torno da cultura digital. Sua pesquisa recente é sobre o imaginário pós-humano e não-autonomia. Em seu trabalho, Stepanov ressalta que a imaginação pós-humana é baseada na corporeidade, que tem a experiência de interação com a emergente visualidade tecnogênica e a materialidade digital quando a experiência das máquinas de ver e pensar se transformam em experiência estética humana.


Mikhail Stepanov’s research interests are media theory and philosophy, visual studies and new media art, media archeology, cinema, popular culture, historical anthropology, new ontologies, and communicology. His work on culture and media uses both critical and conceptual approaches. In his research, Mikhail Stepanov investigates abstraction and the embodiment of natural and anthropogenic processes. He has over 50 publications in German and Russian.

In 2007, Mikhail Stepanov graduated from the Faculty of Philosophy and Political Science at the Saint-Petersburg State University.

During his time as an undergraduate student, he was an exchange student at the Institute of Philosophy, University of Greifswald, Germany, in 2005/2006, where he developed the research project: “Abstraction of the body: Vilém Flusser’s reception by Dietmar Kamper.”

In 2008, he co-founded the Research Centre for Media Philosophy at the Faculty of Philosophy, St. Petersburg State University, which became an open space for modern philosophy and media research. In 2011, after a string of successful and influential projects, Mikhail Stepanov left the Centre to pursue his research and focus on personal work, collaborations and research.

In 2009, he was granted a scholarship from the OeAD (Austrian Agency for International Cooperation in Education and Research) with the Project: “Media as machines of abstraction” to be a Research Fellow at the Department of Philosophical and Historical Anthropology of Arts at Vienna Academy of Fine Arts.

In 2011, he became a Visiting Researcher at the Institute for Media and Communication at the University of Hamburg (Germany) with the Project: “Research of media in dialogue: apparatus-operator.”

In 2011, Mikhail Stepanov completed a Ph.D. at Saint-Petersburg State University in the Ontology and Theory of Knowledge with a dissertation entitled “The Experience of Body Thinking: Towards the Epistemology of Dietmar Kamper.” Also, he was an editor of the International Journal of Cultural Research. In 2012, he initiated and edited “Machina Media” – a series of books on the formation, structure, and relationship of media phenomena in art, everyday life, philosophy, and social practice.

Still, in 2011, he started teaching at the Institute of Business Communications at St. Petersburg State University of Industrial Technologies and Design. There, he developed and taught the following courses: “Philosophical Problems of science and technology,” “Aesthetics of advertising communication,” “Theory and philosophy of media communications,” Visual communications in contemporary culture,” “Urban cinema,” “History of media communications,” “Interdisciplinary approaches to contemporary theory of art” and many others.

In 2012, he became a Visiting Researcher at the Department of Cultural Studies at the National Pedagogical University (Kyiv, Ukraine) with the Project: “Non-autonomy of Media: From Human Expansion to Machine Expansion.”

Since 2011, Mikhail Stepanov has been working as a Researcher at the Sector for Fundamental Research of Culture at the St. Petersburg branch of the Russian Institute of Culturology. Between 2013 and 2014, he was the Scientific secretary of the St. Petersburg Branch of the Russian Institute of Culturology. Since 2014, he has been working as a Senior Researcher at the Centre for Fundamental Studies in the Sphere of Culture at the D. S. Likhachev Russian Research Institute of Cultural and Natural Heritage. Mikhail Stepanov currently holds the Head of the Department of Advertising and Public Relations position at the Institute of Business Communications, Saint-Petersburg State University of Industrial Technologies and Design. He is also the Project Coordinator and the Scientific Secretary at the UNESCO Chair of Comparative Studies of Spiritual Traditions, Specific Cultures, and Interreligious Dialogue. He has translated Vilem Flusser’s and Dietmar Kamper’s essential works from German into Russian. His translation efforts also include Oliver Grau’s work on media history and Siegfried Zielinski’s texts on archeological media. All these translations had a decisive influence on the philosophy of media being developed worldwide.

Mikhail Stepanov is a frequent keynote speaker on such topics as the theory of media art, technology, and culture. He is particularly interested in discussions around digital culture. His recent research is on posthuman imagination and non-autonomy. In his work, Mikhail Stepanov stresses that the Posthuman imagination is based on corporeality, which interacts with the emerging technogenic visuality and digital materiality when the seeing and thinking machines’ experience becomes a human aesthetic experience.