Thomas A. Bauer

Biography

Professor emérito do Departamento de Comunicação da Universidade de Viena, onde, em 1993, foi chamado e nomeado Ordinarius para Mídia Audiovisual, desenvolvendo ao longo dos anos um programa de pesquisa e ensino em Estudos Culturais de Mídia, Estudos de Alfabetização de Mídia, Teoria da Mídia e Epistemologia, e Estudos de Comunicação Construtivista. Campos adicionais de pesquisa e ensino também são: Estudos do Futuro, Comunicação Ambiental, Comunicação em Saúde, Estudos Urbanos, Diálogo Transcultural de Religiões, Migração, Minorias e Questões de Mudança Social. Além do trabalho teórico, ele está empenhado em manter uma inter-relação crítica reflexiva entre a análise teórica e a prática de mídia inovadora. Esse foi o motivo da fundação da University Broadcasting (u-tv, u-ton), em 1995, e da co-fundação da OKTO Community TV em Vienna, em 2005, como um modelo de trabalho de mídia alternativa, bem como outros projetos de mídia no campo das revistas de imprensa.

Entre outras funções, atualmente é presidente da Austrian-American Film Association (AAFA), presidente honorário do conselho de editores da OKTO Community TV, onde atua desde 2005, bem como é presidente interino da ESEC, European Society for Education and Communication, na qual se enquadra também a direção do júri internacional para o European Media Award (Erasmus Media Award) dedicado à mídia educacional de destaque, concedido anualmente desde 2006 em Viena e em Berlim. Seu trabalho acadêmico sempre foi voltado para as relações internacionais. Além disso, tem mantido muitas relações de cooperação acadêmica com universidades em diferentes países da União Europeia, Sudeste Asiático, América Latina, EUA, China, Turquia e Balcãs. Desde 2015, trabalha como coordenador científico e consultor de Programas de Alfabetização de Mídia relacionados à cultura de mídia social, política social, saúde pública e meio ambiente, realizados com universidades parceiras, principalmente da Malásia, Tailândia, Vietnã, China e União Europeia.

Nasceu em 1945, na cidade de Diessen am Ammersee, Alemanha. Depois de completar os estudos em Filosofia e Teologia em universidades alemãs, sendo até 1971 membro de uma congregação religiosa, completou os estudos em Comunicação e Estudos de Mídia, bem como em Sociologia Cultural com um doutorado em Filosofia na Universidade de Salzburg, seguido de um Diploma em Dinâmica de Grupo e Treinamento em Comunicação em Zurique. Trabalhando como professor externo em várias universidades austríacas, em 1980 obteve a certificação acadêmica de ensino e pesquisa (habilitação) na Universidade de Salzburg na área de Estudos de Comunicação com foco em Estudos de Alfabetização de Mídia. Em 1993, aceitou a nomeação do Ministro da Educação do Governo austríaco para uma cátedra como Professor na Universidade de Viena, da qual foi chefe de 1995 a 1999. Tornou-se Emérito em 2013.

Entre muitos livros e artigos, refletindo a relação da mídia, comunicação, sociedade e educação, seu último livro saiu em 2014 e abrange um quadro teórico de estudos culturais e construtivistas da prática social e da comunicação social e sua relação com a competência humana e a mudança social: Kommunikation wissenschaftlich denken. Perspektiven einer kontextuellen Theorie gesellschaftlicher Verständigung. Viena: Böhlau.

Depois desse livro, ele publicou mais muitos artigos em epistemologia da mídia e ciências da comunicação. Por seus estudos e por seus compromissos como professor visitante no exterior, recebeu o doutorado honorário da Academia de Jornalismo de Hanói, da Ho Chi Minh Academy of Political Studies em 2018.