GTs – Grupos de Trabalho-2018

1. Ambientes sonoros da Comunicação


Coordenação: Dr. José Eugênio de Oliveira Menezes e Dra. Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva

O som como elemento gerador de ambientes: cultura do ouvir e ecologia da comunicação. As paisagens sonoras no espaço urbano. O cultivo dos vínculos no universo sonoro dos rituais contemporâneos, performances musicais, games, instalações, rádio arte e design de ambientes. Rádio, podcasts e experiências de estética sonora em plataformas digitais colaborativas.

2. Memória e vínculos comunicativos 


Coordenação: Dr. Diogo Andrade Bornhausen e Dra. Cristina Pontes Bonfiglioli

O papel da memória na cultura. Memória como formadora de identidade, vínculo e sentimento de pertencimento. Memória e criação de sentidos particulares e comuns. Esquecimento, esquecimentos programados e esquecimento organizacionais e seus impactos na criação e manutenção de vínculos.

3. Ecologia comunicativa comunitária


Coordenação: Dr. Jorge Miklos e Me. Tadeu Rodrigues Iuama

Relações entre comunicação e criação de vínculos comunitários. O papel da comunicação presencial e do corpo nas relações comunitárias. A criação da vida em comum por meio de estratégias comunicativas.

4. Vínculo e corpo na Comunicação


Coordenação: Dr. Rodrigo Daniel Sanches e Dra. Cristiane de Rossi Zovin

O papel da presença corporal na criação e manutenção de vínculos. O corpo como o começo e o fim de todo ato comunicativo. Estratégias mediáticas para o embotamento do corpo. Corpo e virtualização na sociedade mediática. Corpo X imagens do corpo.

5. Imagens e ambientes de conflito


Coordenação: Dr. Leão Renato Pinto Serva Neto e Me. Alfredo Toshiyuki Ogawa

Imagem e criação de ambientes. Relações entre vivência e produção de imagens. Protagonismos da imagem em situações de conflito. Conflitos gerados por imagens, imagens geradas por conflitos. O potencial da imagem para gerir conflitos.

6. Ambientes visuais


Coordenação: Dra. Camila Lopes GarciaDr. Fabio Henrique Ciquini e Me. Robson Kumode Wodevotzky

A imagem como formadora de ambientes voltados para a hegemonia da visão e suas consequências. Uma relação entre a hipertrofia da visualidade e a atrofia dos demais sentidos humanos. Corpo, memória e as narrativas visuais. Imagem e morte: o virtual e a impossibilidade de morrer.

7. Imaginário e vínculos


Coordenação: Dra. Malena Segura Contrera, Me. Alex Heilmair e Me. Leonardo de Souza Torres Soares

Relações entre vínculos e imagem. Tipos de vínculos gerados por diferentes tipos de ambientes imagéticos. Imaginário cultural e vínculos gerados através dos tempos. Imaginário mediático e vínculos fabricados pelo mercado. Vínculos e simulação de vínculos.

8. Redes de comunicação


Coordenação: Dra. Flávia Gabriela da Costa Rosa e Dr. Juliano Cappi

Diferentes tipos de rede abrigam diferentes tipos de vínculos. Redes vivas X redes artificiais. O vínculo como elemento constitutivo da rede. Manutenção dos vínculos e sobrevida das redes. O papel social das redes e a centralidade dos vínculos. Redes digitais e tipos de vínculos que elas abrigam. Diferenças entre conexão e vínculo.

9. Vínculo, coerção e resistência


Coordenação: Dra. Danielle Naves, Me. Ana Elisa Viviani e Dra. Helena Maria Cecilia Navarrete

As coerções de cada tipo de vínculo, desde os íntimos até a forma como são mediatizados (publicidade, calendário, gêneros, etc.); Formas de driblar as coerções: sabotar o destino; Obediências e desobediências ; Resistência: conflitos, rebeldia, atrevimento e o poder da mudança.