ISABEL MARIA DE OLIVEIRA CAPELOA GIL
Universidade Católica de Portugal (UCP)


MARISA MUÑOZ
Universidad Nacional de Cuyo

Marisa A. Muñoz é doutora em Filosofia pela Universidade Nacional de Cuyo, professora de História da Filosofia Argentina na Faculdade de Filosofia e Letras e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET). Membro da Comissão Assessora do Instituto de Filosofia da Argentina e Americana e pesquisador responsável do Grupo de Filosofia Prática e História das Ideias do Instituto de Ciências Humanas, Sociais e Ambientais (INCIHUSA-CONICET). Diretora de projetos de pesquisa da Universidade e da Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica (ANPCyT, 2017-2019). Tem sido professora convidada na França (FMSH e Paris 8, 2010) e tem realizado pesquisas no México (CIALC-UNAM, 2008) e na Espanha (CSIC-Madrid e CEILAM-Universidade de La Laguna, Tenerife, 2016). Suas pesquisas centram-se na filosofia argentina do século XX em intersecção com o pensamento contemporâneo. Publicou inúmeros artigos em revistas especializadas no país e no exterior. Autora de Macedonio Fernández philosophe. Le sujet, l’expérience et l’amour (Ediciones L’Harmattan, 2012) e sua versão em espanhol (Ediciones Corregidor, 2013). Editora e coordenadora dos livros: Repensando o século XIX na América Latina e na França. Homenaje al filósofo Arturo Andrés Roig (2009); Afecciones, cuerpos y escrituras. Políticas y poéticas de la sujetividad (2013), Filosofías de las constituciones en América Latina. Derecho y emergencia social (2016), América Latina: movimientos intelectuales, manifiestos y proclamas. Actas del V Congreso Interoceánico de Estudios Latinoamericanos y II Congreso Internacional de Filosofía y Educación en Nuestra América (2016) e Experiencias del ensayo. Intersecciones, figuraciones y prácticas (para impressão, Prometeo 2018).


ANAHÍ RÉ
Universidad de Córdoba – Argentina
Anahí Alejandra Ré é licenciada e doutora em Letras pela Universidade Nacional de Córdoba, Revisora Literária e Pós-graduada em Artes Mediais pela Universidade do Chile, Universidade de Caldas e Universidade Nacional de Córdoba. Além disso, é bolsista de pós-doutorado do CONICET. Ela realizou períodos de formação e pesquisa em universidades na França e no Brasil sobre a poesia digital (Université Paris VIII), sobre a Sociologia da Arte, da Cultura e do Conhecimento e as Teorias de interpretação (Universidade de Grenoble), e sobre a teoria literária e literatura hispano-americana (Universidade de São Paulo). Ela também foi professora convidada no Programa de Mestrado em Literatura da Universidade Mayor de San Andrés (Bolívia). Atualmente, é professora e coordenadora acadêmica no Mestrado de Tecnologia, Políticas e Culturas (CEA-FCS / FA / FFyH-UNC), professora no Mestrado em Processos Educacionais Mediados pela Tecnologia (CEA-FCS UNC), na Faculdade de Artes e na Faculdade de Educação e Saúde, ambas da Universidade Provincial de Córdoba. Ela dirige o projeto de pesquisa “Del trazo manual a las trazas digitales: diálogos entre literatura y tecnología en el siglo XXI” (FONCYT), nos quais se investigam os desafios semióticos, políticos, éticos, estéticos e subjetivos que entram em jogo nas formas da escrita que envolvem o digital, em particular, no que diz respeito ao big data, frente a várias formas de poesia visual. Também participa desde 2007 do Programa Internacional de Pesquisa Est /ética (CIECS-CONICET e UNC), do grupo Dédalus de pesquisa sobre a técnica (CIFFYH-UNC, desde 2009) e do seminário Pharmakon de l’Ecole de Philosophie d ‘ Épineuil-le-Fleuriel (desde 2013). Ela é pesquisadora responsável na Argentina pelo projeto “Cultura digital: cruces entre narrativas, arte y tecnología” (CONICYT-Chile) integrado por instituições do Chile, Colômbia, México e Espanha; e membro do comitê de coordenação da rede LitElat (Literatura Electrónica Latinoamericana).


VALENTINA BULO
Universidad de Santiago de Chile – Chile

Doutora em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Valparaíso (Chile). Atualmente, é acadêmica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago do Chile.

Livros publicados: “El temblor del Ser: cuerpo y afectividad en el pensamiento tardío de Martin Heidegger”, “Tonos de realidad: pensar el sentimiento en Xavier Zubiri” e tradução do libro “Archivida” da Nancy Jean-Luc.

Investigadora responsável do projeto “Miradas Contemporáneas Para una Filosofía de la Actividad y del cuerpo” (CONICYT, 2007, FONDECYT), “Jean-Luc Nancy y Martin Heidegger: Sedimentos de ontología” (CONICYT, 2009, FONDECYT), “ Fortalecimiento de las humanidades en el instituto de estudios avanzados y el doctorado en estudios americanos de la Universidad de Santiago de Chile, (CONICYT, 2010, Programa Pai) e “Materialidad del cuerpo y la diferencia en la ontología de Jean-Luc Nancy” (FONDECYT Regular,2015-2017). Co- Investigadora no projeto “El cuerpo, las pasiones y la política. Una lectura de la pluralidad y la intersubjetividad en Hannah Arendt y Luce Irigaray “ (CONICYT, 2013, FONDECYT).

Linha de pesquisa: ontologia, filosofia do corpo, afetividade.


BIRKE MERSMANN
Universidade de Marburg – Alemanha

Birke Mersmann é doutora em Sociologia pela Universidade Livre de Berlim (1995), formada em História, Ciência Política, Pedagogia e Psicologia. Atua desde 1977 como psicoterapeuta, supervisora e formadora de profissionais da área terapêutica e social. Tem experiência docente nas universidades de Marburg, Frankfurt, Leipzig, Meissen e Mittweida. É autora do livro O que resta do heroísmo (Was bleibt vom Heldentum. Berlim: Reimer, 1995), no qual relata e analisa memórias de soldados alemães e seus familiares após a Segunda Guerra Mundial. Viveu e pensou ao lado de Dietmar Kamper, teórico do corpo e das imagens, com quem cultivou uma rica coautoria de ensaios. Dedica-se atualmente ao pensamento interdisciplinar da contingência, do romantismo, da queda e do pecado original.